terça-feira, 1 de abril de 2014

O mágico de OZ - clássicos para crianças



No que diz respeito a livros, tenho convicção de que devemos apresentar primeiro a fruta, depois o doce. Com a experiência de ler o clássico O mágico de Oz de L. Frank Braum, texto original com edição da Zahar,  veja aqui um trecho, para meu filho antes dele assistir ao filme de Judy Garland ou qualquer outra adaptação, acredito ter feito um bom trabalho. Por que? As adaptações , por mais palatáveis e fofas que sejam , sempre suprimem partes importantes - e acrescentam outras nem tanto - às obras literárias acabando por mudar o espírito do livro. Depois que o original for conhecido e vivenciado, aí sim, tudo é possível e podemos nos lançar às modificações.



Ouvindo todas as noites, antes de dormir, a história da menina que matou uma bruxa com uma casa levantada por um ciclone, matou outra com um balde de água e junto com outros amigos procurou durante todo o tempo, com muitas aventuras, por coisas que já possuíam, fez meu filho compreender a moral da história sem complicações e tirar outras conclusões não tão óbvias e pessoais. Conhecer o livro como ele é, aproximar-se dele antes de dar de cara com adaptações é enriquecedor. Só assim ele pode estranhar tantos personagens no início do filme de Victor Fleming - afinal a fazenda do Kansas era tão paradona com apenas tia Em, tio Henry e Totó. Ah, mas todos os personagens servem apenas para justificar o final. Tudo não passou de um sonho. "Ah, assim não tem graça mamãe, o que aconteceu em OZ era verdade!" Sim, era verdade para o livro e ficção para o cinema. Criança vai escolher sempre a verdade não é mesmo? ;-)

Mas, é claro, a linguagem cinematográfica sempre encanta e tem recursos que o livro não tem. Por isso o filme, e a canção Over the Rainbow de Harold Harlen que completam 75 anos em 2014 inesquecíveis. Vale a pena mostrar às crianças.





Como ler para as crianças? Recomendo ler os clássicos com entonação de aventura e interpretação de todos os sobressaltos da trama. Os pequenos adoram e os futuros leitores que eles serão agradecem .Depois do último capítulo de Oz, ouvi do meu filho: " E agora, onde vamos achar um livro tão bom como este, mamãe? Abrimos Alice no país das maravilhas para ver se surte o mesmo efeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo