quinta-feira, 24 de junho de 2010

A grávida e o resto do mundo





A grávida não é mais um . A grávida é dois, dois em um. E vale por dois, por dois come. Quando anda na rua, o dois some. O que importa é o barrigão. Todo mundo olha e sorri. Uma vez , no auge da minha barriga, um dia pela manhã, uma senhora disse que ver uma grávida logo assim que se sai de casa é sinal de boa sorte. Sorte pra quem, pra ela ou pra grávida? Não importa.

A grávida escuta de tudo, que a barriga está grande, que está pequena. Que não engordou, que está imensa. Que é menino, que é menina. Deseja-se sorte e boa hora. A grávida não é mais si e de si perde-se temporariamente. A grávida é o arauto do alguém que vai chegar e, quem sabe, mudar o mundo. O pequeno que virá sem saber que o buraco é fundo, que a dor é imensa que a batalha é inglória.

No ônibus todo mundo levanta. Quer dizer quase todo mundo. Os velhos, levantam sempre, mesmo que a grávida jure que está muito bem. Velho sabe o que é ser grávida, seja porque já foi uma , seja porque já foi pai. Parece que a barriga imensa traz boas recordações, pois na hora em que a grávida aceita o lugar recebe uma piscadela do gentil ancião.

Não fosse o peso que carrega, poderíamos dizer que a grávida se diverte ao mesmo tempo em que oferece diversão. Mas o que a grávida não sabe, ao menos aquela que carrega o primeiro barrigão, é que quando a barriga migrar, for embora, murchar, tudo o que ouviu sozinha com o filho nos braços ouvirá. Que ele é pequeno, que é grande demais, que é esperto, sorridente, sério, feliz, bravo, bonito, travesso, educado, chorão. Não, eles nunca concordarão. É que o povo que passa fala de si, vê-se no outro e repete o que o tem no espelho em visão.

* publicado no Fio de Ariadne em agosto de 2008.

8 comentários:

  1. Lindo texto, e como boa grávida que sou, carreguei comigo, como se tivesse sido escrito para mim. hahaha.
    Bjo bem grande.

    ResponderExcluir
  2. que lindo isso...
    surpresa boa de ler!
    vou voltar.
    Roberta

    ResponderExcluir
  3. Se eu tivesse grávida, estava chorando agora!! Que bacana este texto! A sexta já começou bem!

    beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  4. ehehehehehe
    grávida e mãe é tudo igual, só mudar de lugar!
    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu adoro ficar grávida!
    Minha pequena esta com 4 meses e a Pietra já tem 6 anos, mas as duas vezes que fiquei grávida, me achava maravilhosamente linda e capaz de mudar o mundo!!!
    Amo a barriga e tudo que ela transforma em nossa vida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Van, te ler é sempre tão bom prá mim... me vi nessas palavras, uns me dizem: que barrigão! outros: e essa barriga? pequena... heheheh. Mas tudo faz parte, é tão bom e a gente sente saudades depois. Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  7. Ahhh eu adoro ficar grávida!
    Minha pequena esta com 4 meses e a Pietra já tem 6 anos, mas as duas vezes que fiquei grávida, me achava maravilhosamente linda e capaz de mudar o mundo!!!
    Amo a barriga e tudo que ela transforma em nossa vida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. ehehehehehe
    grávida e mãe é tudo igual, só mudar de lugar!
    Beijo grande!!

    ResponderExcluir

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo