sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Por que sou ativista da amamentação?



Porque comigo deu tudo errado mesmo tendo dado tudo certo. Capítulo 1- Apesar de ter planejado e me preparado muito para o parto natural e ter esperado até o último minuto, ele não aconteceu. Contentei-me com uma cesárea chamada humanizada e não era o que eu queria mesmo tendo corrido tudo bem.

Capítulo 2 - Imaginei que a amamentação não seria um bicho de sete cabeças e foi isso o que ela virou por absoluta falta de informação. Meu filho nasceu lindo e mamando maravilhosamente bem. Foi apelidado pelas enfermeiras de "Bom de Boca". E assim eu fui para casa achando que a vida seria sempre daquele jeito simples e natural. E aí? Aí o leite que deveria descer não desceu. Pelo telefone, o pediatra calmamente dizia apenas para insistir. Sem ninguém para me orientar - mãe e sogra tinham nos alimentado com fórmula - sucumbi no terceiro dia de choro do meu filho com fome. E quando eu encontrei uma outra  pediatra ( talvez não mulher por acaso) que me explicou o que realmente acontecia e que ela mesma tinha passado pela mesma coisa e que ainda seria possível insistir, o bebê que já mamava artificialmente há 20 dias e não queria mais saber do peito por muito tempo. Já não era mais natural. 

Meu filho não teve nenhum problema de peso, continuou se alimentando bem, não fica doente, não tem alergias  e não me recordo do seu último episódio de febre. É um menino forte e eu poderia dizer, apesar de não ter sido amamentado e que está tudo bem. Mas, se quiserem saber eu realmente gostaria de ter sido melhor orientada e continuo acreditando firmemente que aleitamento materno é tudo de que um bebê precisa nos primeiros meses. Acredito firmemente que as mulheres brasileiras merecem mais atenção dos médicos e devem ser apoiadas quando decidirem pelo parto natural e orientadas sobre o aleitamento materno. Não deu certo para mim mas eu torço para que dê para outras mães.

Esta semana está acontecendo uma roda de conversa virtual : Por que eu sou ativista da amamentação? Embora eu não ache que possa ser considerada uma ativista deste tema, sou muito simpática à causa. Em novembro de 2010 publiquei uma entrevista  com uma ativista real da amamentação, Eloise Barreto do grupo de mães Amigas do Peito e ela falou um pouco sobre o seu trabalho. Deixo aqui o link para a entrevista no post Mamar é um ato natural!  que pode ajudar mães que desejem conversar sobre aleitamento. 

7 comentários:

  1. Vanessa, ivulguei o link porque acho importante difundir o assunto. é importante amamentar, amamentei dois filhos (ela por 9 meses, ele por 7).

    Nao gostei do compromisso de amamentar, me exauria, mamavam muito, o tempo todo. Eu fiquei muuuito cansada.

    A parte boa de amamentar vai além da saúde do bebê. Tem a questão econômica. eu nao gastava nada e minha amiga pagava 14 reais cada lata de leite 10 anos atrás!!!

    Eu tirava o peito e pronto, mamavam, e ela tinha que ferver mamadeiras, fazer toda a parafernália funcionar. Vi que era trabalhoso quando parei de dar o peito e passei a dar mamadeira. Mesmo assim, mamavam no peito pela manhã e à noite. Amiga, eu penso que deveriam ensinar isso na escola desde bem pequenos, para meninos e meninas. Assim a gente aprendia como fazer acontecer sem tanta dor e sem tanta complicação.

    Um beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, você tocou no ponto central da questão. Amamentar é de graça. Infelizmente, a busca pelo lucro criou uma necessidade para as mães que na maioria das vezes não existe. O ideal seria o uso da fórmula para quem realmente não pode amamentar , o que existe mas é o caso de uma parcela pequena da população. Só com muita informação será possível reverter este quadro.

      bjs

      Excluir
  2. Oi, Vanessa!!
    Nem tudo sai como planejamos, mas com certeza você deu o melhor que pode para o seu filho! Além do ato de amamentar, sei que é uma mãe super carinhosa e essa troca de afeto faz crescer e ficar forte!! :)
    Obrigada por participar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, obrigada pela visita. Estou tentando passar nos outros blogs participantes pois esta é a graça quando se está numa BC mas talvez não consiga ir a todos. Obrigada pela oportunidade.

      bj

      Excluir
  3. Oi Vanessa,
    esta conversa interativa é muito importante mesmo.Ainda há muita dúvida sobre as atitudes corretas para o aleitamento materno e muitas mães se frustram por não conseguirem amamentar.
    Apesar do acontecido, vc é uma mãe atenta e cuidadosa e soube conduzir a situação para o que de melhor havia no momento.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa,
    Nem sempre tudo sai como planejamos, mas o importante é o amor que está presente em nossas atitudes. Bjss

    ResponderExcluir
  5. Estou participando tb Vanessa... E se hj sou uma ativista é pq o meu sonho de ser mãe de novo, foi por água abaixo...
    Então...
    Não fui uma boa mãe pro meu filho, desmamei ele cedo demais (2 meses)e carrego essa culpa no coração. Por não conseguir mais engravidar, quero mostrar as mães mais jovens que é bom amamentar. Faz bem pra saúde de ambos (mãe e bebê)e cria um vínculo lindo entre os dois. Não tenho esse vínculo com meu filho... Eu sei que ele gosta de mim, mas não "sinto" amor nele.... Seus abraços parecem tão frios... Eu sinto mais amor nas minhas enteadas do que nele. Mas não o culpo. O erro foi meu!
    Gostei do seu texto... Foi sincero!
    bjos

    ResponderExcluir

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo