Fast food não é saudável. Não fui eu quem disse. Foi o seu médico. Já experimentou chegar lá no consultório e contar como você andou abusando dos hamburguers? Lembra da bronca seguida de explicação sobre o risco de aumento do colesterol, hipertensão, obesidade e tantas outras doenças que podem abreviar sua vida? Pois então, fast food não é saudável. Você pode até comer de vez em quando mas não pode ser um hábito alimentar. Pode matá-lo como o cigarro e o álcool. Mesmo sabendo disso muito melhor do que nós o Min. da Saúde firmou uma parceria com a rede Mac Donalds, conhecida mundialmente por engordar a população mundial com calorias vazias , passando a denomina-la “amiga da saúde”. Parece piada do Ronald MacDonald, né? Mas é coisa séria. Ronald conseguiu uma parceria com o governo e um selo de garantia para seus alimentos gordureba. Depois do auê que a divulgação da parceria vem causando o Min. da Saúde divulgou a seguinte nota:
O Ministério da Saúde mantém parceria com 384 empresas brasileiras, de diversos setores, que nos apoiam em iniciativas de promoção da saúde e prevenção de doenças. A participação destes parceiros nos ajuda a ampliar o alcance e a visibilidade de nossas campanhas informativas, mas sem implicar endosso irrestrito do ministério às práticas e condutas das empresas.
Audiências como a registrada na foto postada no Flickr do Ministério – em que o presidente do MCDonald’s na América Latina, Marcelo Rabach, entrega ao ministro Alexandre Padilha uma lâmina de bandeja sobre hábitos saudáveis – são comuns para que as empresas parceiras apresentam seus projetos de promoção da saúde.
Além do apoio à divulgação de nossas campanhas, MC Donald’s já aderiu a acordos entre o MS e a indústria alimentícia para reduzir a proporção de gordura e sódio nos alimentos.
Achei muito interessante a parte que diz “ sem implicar endosso irrestrito do ministério às práticas e condutas das empresas.” Isso quer dizer alguma coisa como O MacDonalds é amigo da saúde mas isso não quer dizer que a rede contribua de qualquer maneira com a saúde propriamente dita? Precisamos gritar contra isso, antes que viremos definitivamente o país da gordura saturada.
Para mais informações leia Frente pela regulação da publicidade de alimentos
Olá Vanessa, aqui Maria Alice, do W3 Blogs. Eu não sabia desta declaração do Ministério da Saúde... Cada vez percebo que o país perde mais o senso, o bom senso ou qualquer discernimento por MÍNIMO que seja,ao participar de pataquadas como estas... :-(
ResponderExcluirUm abraço, indignada.