quinta-feira, 13 de maio de 2010

Creche ou babá, eis a questão



Ser mãe, é o que a maioria das mulheres quer. É um chamado biológico, sociológico, ideológico, ilógico, sei lá, fato é que a maior parte de nós deseja atender ao tal do chamado. E a coisa um dia ou outro, com sorte, acontece. A gente encontra o príncipe ou um cara legal que tem jeito para pai. A gente constrói as condições favoráveis e resolve aumentar a população do planeta. Felizes exibimos nossas barrigas e contamos o dia para a felicidade completa chegar.

Com ela, a felicidade completa embrulhada em fraldas e mantas, vem a realidade. Vivemos num tempo em que o papel da mulher está desdobrado em muitos. Somos hologramas e temos múltiplas tarefas. Quanto precisamos trabalhar em horário fixo e termina o prazo da licença maternidade chega a hora de decidir com quem deixar o bebê. 

Se tivéssemos a sorte de termos os avós sempre por perto disponíveis para cuidar de nossos filhos como fizeram conosco, certamente a escolha seria esta. Mas muitas vezes moramos longe, nossos pais já não tem tanta energia ou nem eles nós temos mais. E sobra o dilema , o que fazer? Colocar uma babá com o pequeno ou deixá-lo numa creche?

Durante o primeiro ano de vida a imunidade do bebê ainda é muito baixa e o ideal é que ele fique longe de aglomerações. Muitos pais relatam que ao ingressar na creche ainda muito pequena , a criança acaba adoecendo inúmeras vezes. Uma vez doente, o bebê não pode frequentar a creche e a mãe passa a faltar o trabalho . Mesmo em uma boa creche a contaminação entre bebês acontece pois antes da manifestação dos sintomas de uma virose, por exemplo, já existe o risco de transmissão. 

A escolha da babá parece ser o ideal, pois o bebê fica com alguém em casa o dia todo, sem precisar conviver precocemente com outras crianças. É preciso ter cuidado apenas com a escolha da profissional . Agências são um bom caminho, pois elas já fazem a triagem da ficha de casa uma das candidatas . Quem tiver a sorte de ter alguma conhecida com uma babá para indicar pode partir para este caminho. Atualmente muitas babás possuem algum treinamento para cuidar de crianças e nem todas são domésticas que decidiram ser babás de olho no salário mais alto.

A verdade é que não há resposta certa para esta questão. Cada mãe acaba achando a melhor saída para seu caso específico. O importante é voltar ao trabalho certa de que a estrutura para o bebê está bem montada.







5 comentários:

  1. Esse é um grande dilema. Eu optei por ficar em casa nos primeiros anos e isso me dividiu , claro, mas me trouxe muita paz também. Infelizmente, não é uma possibilidade, ou uma escolha que a maioria possa fazer por vários motivos. Mas se por um lado, ficar em casa com a babá, protege o bebê das doenças, por outro, deixa-o na mão da educação diária da babá, inevitavelmente. Por isso, muitos defendem que entre a babá e a creche, o melhor é a creche por se tratar de um ambiente educacional ou "letrado". O fato é que não existe escolha perfeita e o importante é que cada família escolha aquela saída que melhor se adeque e que melhor atenda às necessidades da criança.
    Eu confesso que não tenho uma posição dfinida a respeito. :)

    ResponderExcluir
  2. No meu caso o que fiz foi ficar em casa para cuidar dele.
    Só quis colocar na escolinha agora com 4 anos.
    Essa com certeza é uma questão pessoal, de cada familia.
    Existem profissonais que defendem a creche, outros ficar em casa.
    É questão da mãe pesar os pós e contras mesmo e achar o que é melhor para ela e para o filho.
    Mas digo uma coisa. Qualquer decisão não será fácil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a sorte de ter as duas avós por perto, apesar de nem sempre ser sinônimo de sossego mental...eheheh por um lado, uma avó é rígida demais e questiona meu modo de cuidar do Arthur (preciso dizer que é a MINHA mãe??) - por outro lado, a outra avó é permissiva demais, a ponto de o meu filhote tirar a soneca da tarde às 17h (!) "porque ele não quis dormir, quis brincar"... mas dificuldades à parte, ainda acho o melhor pra ele. Tem carinho o dia todo, e sei que ninguém cuidaria melhor dele do que elas, na minha ausência. Agora, uma coisa é certa, se eu não tivesse nenhuma das duas por perto, largaria o emprego sem pensar duas vezes. Não tenho coragem de deixá-lo com "babás" ou colocá-lo na creche, por achar muito cedo e por não querer expô-lo precocemente às doenças.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa, tudo bem? Vim conhecer teu blog e achei muito bacana, com textos super legais e , pelo visto, pensamos muito parecido em várias questões!! Vou voltar mais!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. oi
    Conheci seu blog atraves do desabafo de mae e gostei muito de seutexto.
    Eu escolhi a creche, mas respeito outras opinioes. Soh nao concordo com terceirizar a educacao dos filhos tanto com creche quanto com babas. Pois apesar de trabalhar, dedico todo meu tempo livre cuidando e educando a minha filha. Enfim eh uma escolha pessoal.
    Carol P
    http://motherlovedatabase.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo